PE Porto Ferreira
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
136
Espécies com foto:
135
Espécies com som:
29
Total de registros:
546
Total de fotos:
504
Total de sons:
42

primeiros registros fotográficos

peixe-frito-pavonino
Nilson Marçal
jandaia-de-testa-vermelha
Alessandra Lorena
beija-flor-cinza
Flavio Wyinz
maitaca-verde
Alessandra Lorena
arapaçu-grande
Alessandra Lorena

primeiros registros sonoros

choró-boi
Alessandra Lorena
dituí
Jean Bortolucci
sovi
Jean Bortolucci
surucuá-variado
José Dionísio Bertuzzo
chorozinho-de-chapéu-preto
José Dionísio Bertuzzo
Áreas de Observação

Parque Estadual Porto Ferreira

Trata-se de unidade de conservação cujo objetivo é a proteção e preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, recreação e ecoturismo.

O parque situa-se no município de Porto Ferreira, região nordeste do Estado de São Paulo, e possui área de 611,55 hectares. Insere-se na chamada Depressão Periférica e um de seus limites é o Rio Mogi-Guaçu. Seus trechos mais elevados são cobertos por vegetação de Cerrado e, à medida que se desce em direção ao rio Mogi-Guaçu, essa formação vegetal é substituída por Floresta Estacional Semidecidual. Esta, por sua vez, é substituída por Floresta Ombrófila Densa nos terrenos marginais do rio. Esse trecho possui cinco quilômetros de extensão e pode alcançar 120 metros de largura. O parque apresenta altitudes que variam de 540 metros, junto ao Mogi-Guaçú, a 600 metros.

Segundo a Fundação Florestal, “Nos 180 hectares de vegetação de Cerrado do Parque foram identificadas 200 espécies de árvores, entre as quais o pau-terra, o barbartimão, o cinzeiro, o capitão-do-campo e a pimenta-de-macaco. Já a Floresta Estacional Semidecidual ocupa 400 hectares do Parque, destacando a presença de espécies de grande porte, como o jequitibá-rosa, a figueira, o cedro e a peroba. A Mata Ciliar, um dos últimos exemplares da região, ocorre numa extensão de 5 km às margens do rio Mogi-Guaçu. Os diferentes tipos de vegetação do Parque servem de refúgio para diferentes grupos de animais. Espécies como o lobo-guará, o tamanduá-mirim, a paca, o sauá, e aves como o jaó e o papagaio-verdadeiro ocorrem no Parque e estão ameaçados de extinção”.

Existem levantamentos preliminares que apontam a existência de 39 espécies de mamíferos e 186 espécies de aves na área do parque. Listagens dessas espécies poderão ser encontradas no Plano de Manejo do Parque Estadual de Porto Ferreira.

CLIQUE AQUI para ver o relato de uma passarinhada no Parque de Porto Ferreira.

CLIQUE AQUI para assistir um vídeo sobre o parque.

História

Em 6 de novembro de 1962, através do Decreto Estadual nº 40.991, foi declarada de utilidade pública, a fim de ser desapropriada pela Fazenda do Estado, por via amigável ou judicial, uma área de terreno situada no município Porto Ferreira, com 611,55 hectares, por ser necessária ao Serviço Florestal da Secretaria da Agricultura.

Em 12 de março de 1.987, através do Decreto Estadual nº 26.891, a Reserva Estadual formada na área desapropriada na forma do Decreto 40.991/62 foi transformada em Parque Estadual.

Infra-estrutura

O Parque conta com Centro de Visitantes, Quiosques, Arboreto de Essências Nativas, Recanto da Harmonia e Estacionamento com placas interpretativas. O Centro de Visitantes possui auditório com capacidade para 45 pessoas e sala de exposições com mostruários, animais taxidermizados, xiloteca, sanitários e copa.

Não consta que haja restaurante, lanchonete e hospedagem no local.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

Fundação Florestal do Estado de São Paulo

http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-porto-ferreira/sobre-o-parque/

Instituto Florestal do Estado de São Paulo

http://www.iflorestal.sp.gov.br/Plano_de_manejo/PE_PORTO_FERREIRA/Plano_de_Manejo_PE_Porto_Ferreira.pdf

JUSBRASIL

http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/224372/decreto-40991-62?ref=home

http://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/190667/decreto-26891-87

CONDEMA

http://www.portoportal.com.br/materias/0096.htm